Blog

Outubro Rosa
21/10/2021


OUTUBRO ROSA

O que é?
O outubro rosa é internacionalmente reconhecido como o mês de conscientização da prevenção e diagnóstico do câncer de mama e, atualmente, o câncer de colo de útero vem sendo incorporado à campanha. O movimento mobiliza as mulheres a realizarem o autoexame para identificar possíveis alterações nos seios, diagnosticando precocemente e, assim, buscar o tratamento médico necessário.
Esse tipo de câncer é o segundo mais ocorrente em todo o globo, e ainda que haja campanhas de conscientização, o número de mortes ainda ocorre em altos níveis, dada a falta de diagnósticos e tratamentos em estágios iniciais da doença. Então, nasce a campanha global do Outubro Rosa, para combater a desinformação e trazer uma maior visibilidade à luta.

Como surgiu?
Essa iniciativa surgiu, primeiramente, nos Estados Unidos, nos anos 90. Foi primordialmente idealizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e após ser aprovada no Congresso Nacional, houve a Corrida pela Cura, no qual alguns participantes correram com o famoso laço rosa. Posteriormente, esse símbolo da campanha passou a ser distribuído em lugares públicos e em eventos.

E no Brasil?
Ainda que tardia, essa campanha começou a ser implantada em nosso país em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. A concretização desse movimento foi, de fato, em 2008, quando diversas cidades começaram a promover eventos beneficentes, campanhas nas escolas e hospitais, entre outros.

Como é feito o autoexame?
Primeiramente, fique em frente a um espelho e observe se há alguma alteração mamária visível em 3 posições: com os braços abaixados, na cintura e atrás da cabeça.
Posteriormente, coloque uma mão atrás da cabeça e com sua outra mão apalpe o seio. Faça movimentos nos sentidos horário e anti-horário, e perceba se há algum nódulo ou protuberância. Em seguida, aperte os mamilos para observar se ocorre algum tipo de vazamento de secreção anormal.

Por fim, o Outubro Rosa é um movimento de suma importante para salvar vidas de uma doença que, se identificada precocemente, tem altas chances de cura.

Previna-se!

Autor:

Veja as postagens recentes